quarta-feira, 1 de abril de 2009

Filmografia Tania Alves: "O Mágico e o Delegado" (1983)


Em 1983 foi lançado o filme "O Mágico e o Delegado", dirigido por Fernando Coni Campos(1933 - 1988), e com Tania Alves no elenco.

Inspirado em uma anedota contada pelo gaúcho Josué Guimarães no terceiro capítulo de "Depois do Último Trem", "O Mágico e o Delegado" foi roteirizado por Coni Campos e Mário Carneiro. O filme foi rodado, em parte, no município de Cachoeira, na Bahia. Segundo o próprio Coni, a ideia foi buscar em sua infância, numa pequena cidade da Bahia, "os seus loucos, seus bêbados, as suas tristes mulheres, os personagens capazes de dar vida e emoção nesta estória de elementos fantásticos".


No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania comenta sua participação no filme:  "Esse longa-metragem foi, sem dúvida, um dos que mais gostei de fazer. Nelson Xavier é um grande ator! Nossa química no set de filmagem sempre foi muito boa. Moramos uns dois meses em Castro Alves, interior da Bahia, filmando. Esse foi o último trabalho que Fernando dirigiu. Infelizmente ele morreu muito jovem, aos 54 anos".

"Sempre busquei um cinema popular, isto é, um cinema que nasce do povo ou nele se inspira e a ele retorna, fechando um círculo (talvez a palavra circo seja mais adequada) e não um cinema de massa que reflete o gosto da classe dominante e tenta impor essa estética ao povo massificado", explicou Coni em uma entrevista.

"O Mágico e o Delegado" foi o grande vencedor do 16° Festival de Brasília, com quatro troféus, incluindo os de melhor filme e roteiro. Foi o último filme de Cony Campos, que morreu em 24 de dezembro de 1988, aos 55 anos, de infarto, no Rio de Janeiro.

Sinopse
Um mágico, Don Velásquez (Nelson Xavier) e sua partner Paloma (Tania Alves) chegam a uma pequena cidade do interior do Bahia para apresentar um espetáculo de variedades, com números de mágicas e de canto e dança. A estréia da dupla é frustrada pela prepotência do delegado local. O dia seguinte é o dia de feira da cidadezinha. Comovida pela pobreza da feira, Paloma sugere ao mágico uma grande mágica que traga a fartura onde existe a miséria, o que é feito. No entanto, a mágica dura pouco e logo a cidade volta à sua pobreza habitual. Há uma grande revolta e o delegado prende o mágico. Na cadeia, ele é colocado numa cela comum onde já estão quatro outros presos. A presença do mágico quebra a rotina da vida carcerária e uma série de coisas esparitosas e maravilhosas começam a acontecer. Na tentativa de restabelecer o ordem, o delegado retira o mágico da cela comum e o coloca numa solitária. Tal recurso não adianta, segundo depoimento do carcereiro, que vê o mágico promover banquetes chega aos outros presos que exigem comida igual a que dizem que o mágico come, e então entram em greve de fome. Uma galinha ao molho pardo é preparada para acabar com a greve de fome. Pouco depois, o mágico, algo maravilhoso acontece justificando a afirmativa do Padre Antonio Vieira: 'cada um sonha como vive'.




Ficha Técnica

Direção
Fernando Coni Campos

Roteiro
Fernando Coni Campos

Fotografia
Mário Carneiro

Montagem
Roberto Pires, Eunice Gutman, Walter Goulart

Música
Nelson Jacobina

Produtora
Sani Filmes, Embrafilme, Moçamba Produções

Longa-metragem - 103 min.

Elenco
Nelson Xavier (Don Velásquez)
Tania Alves (Paloma)
Luthero Luiz
Maria Silvia
Vera Setta
Sônia Dias
Marília Araújo
Lena Gomes
Wilson Grey
Marcus Vinícius
Ivan Setta


Revisão Crítica

"O traço popularesco de Coni Campos é acentuado em seu último filme, O Mágico e o Delegado, um embate entre a magia da arte e a opressão do poder, em que o mágico é preso pelo delegado por ser considerado uma ameaça à autoridade. A resposta do mágico é dada com o contínuo exercício de prestidigitação e sonhos, mesmo que isso lhe custe a vida. Trata-se de um filme-testamento por sintetizar a carreira do cineasta que, em sua obra, busca se aprofundar na ludicidade e sinestesia. Porém seus filmes são interditados ou cortados pela censura do regime militar. O poder podando a arte."
(Enciclopédia Itaú Cultural)



Veja nos vídeos abaixo cenas de 'O Mágico e o Delegado':






2 comentários:

  1. Assisti este filme, é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Este filme foi gravado na minha cidade (Castro Alves) interior da Bahia e é muito legal!

    ResponderExcluir