terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas): "Essas Mulheres" (2005)


Em 2005, Tania Alves participou da novela "Essas Mulheres", produzida pela Rede Record e exibida de 2 de maio a 22 de outubro daquele ano.

A novela teve autoria de Marcílio Moraes e Rosane Lima, foi escrita por Bosco Brasil e Cristianne Fridman, dirigida por Fábio Junqueira, João Camargo e Flávio Colatrello Jr.; e teve direção geral de Flávio Colatrello Jr.


"Essas Mulheres" foi baseada na obra de José de Alencar( reunindo personagens de três obras suas: "Senhora", "Diva" e "Lucíola".

Tinha como protagonistas femininas Christine Fernandes, Miriam Freeland e Carla Regina como protagonistas masculinos tinha Gabriel Braga Nunes e Marcos Winter. "Essas Mulheres" ambientou com requinte a corte do Rio de Janeiro do século XIX. Destaque para o texto pontual da época, para a direção segura, para o figurino caprichado e para a interpretação dos atores. A produção da novela gravou imagens em Tiradentes e São João Del Rey, em Minas Gerais.

 

Na novela, Tania vivia Firmina Mascarenhas, uma ex-cortesã, que, por sua experiência, fica incumbida de treinar Glória (Carla Regina) e vira dama de companhia de Aurélia (Christine Fernandes).


No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania falou sobre sua participação nesta obra: "(...) Percebi maior apuro na produção, melhores equipamentos e maiores cuidados com os cenários, os figurinos e a direção de fotografia. Ótimos profissionais de diversas áreas foram contratados e os diretores Flávio Colatrello, Fábio Junqueira e João Camargo comandavam toda a equipe da novela com garra e talento. Acho que essa foi a produção que posicionou definitivamente a Rede Record na disputa real e contínua por qualidade e audiência. A Escrava Isaura, produção anterior, conquistou excelentes índices de audiência, mas não tinha o apuro técnico e artístico de 'Essas Mulheres'. Adorei ter feito parte dessa equipe. Reencontrei colegas de Pantanal como Paulo Gorgulho e Ingra Liberato e também outros atores-cantores como Daniel Boaventura e Adriana Garambone. O astral no estúdio era maravilhoso e nós elogiávamos o desempenho uns dos outros com entusiasmo e vontade de fazer melhor a cada cena. É claro que quem, como eu, passou pela Rede Globo sabe que o know-how lá é muito maior e que as condições de trabalho em geral também. Mas em Essas Mulheres todos do elenco estávamos em total sintonia e com boa vontade para superar os problemas".




Veja nos vídeos abaixo algumas cenas de Tania Alves em "Essas Mulheres": 






Fontes:
Site Teledramaturgia
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de SP - 2010
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário