terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Minisséries): "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes" (2007)


Em 2007, Tania Alves participou da minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", de Glória Perez. Na trama, ela viveu a seringueira Dos Anjos, mulher de Zuca (José Ramos) e mãe de Viriato (Ilya São Paulo).

Para compor sua personagem, Tania observou atentamente o gestual das mulheres da região, se inspirando para criar os trejeitos de Dos Anjos. Durante o período de “imersão” na floresta, a atriz acompanhou uma seringueira de 70 anos, uma das mais antigas do local.

Tania ficou encantada com o que viu e ouviu das seringueiras e, ao contrário do que se possa imaginar, não chegou a se incomodar com a falta de conforto da vida na floresta. “Eu sou muito ecológica, gosto de natureza, de mato e de agricultura. Para dizer a verdade, nem os mosquitos me perturbaram durante o tempo em que estive na Amazônia”, disse ela na ocasião.

"Dos Anjos era uma nordestina que se mudou para o Acre na tentativa de ganhar dinheiro da extração do látex das seringueiras. Tinha uma energia positiva, alegre e amorosa no meio daquele gueto. Ela era mãe de Viriato, vivido por Ilya São Paulo, e casada com Zuca, José Ramos, ambos ótimos atores. Os conflitos de Dos Anjos na minissérie estavam focados na relação dela com a namorada de seu filho, Delzuite, Giovanna Antonelli. Minha personagem, uma mãe protetora e dedicada, perseguia Delzuite porque desconfiava do amor dela por seu filho, a quem, é claro, defendia com unhas e dentes. Foi gostoso criar essa personagem, embora ela não me desafiasse como atriz. O mais trabalhoso era parecer mais velha e maltratada, o que consegui com a ajuda da ótima equipe de visagistas da Rede Globo. Eles fizeram para Dos Anjos uma peruca perfeita com vários cabelos brancos que me dava uma aparência mais senhoril. A pouca maquiagem que eu usava servia para reforçar minhas rugas e as marcas de expressão do meu rosto. Ter participado dessa minissérie foi incrível, especialmente pela possibilidade de morar um mês no Acre, onde gravamos muitas cenas. O Acre é um lugar muito especial, um polo significativo em todo o movimento de proteção ao meio ambiente. É impressionante o nível de conscientização ecológica que existe por lá. Eu e muitos colegas do elenco da minissérie ficamos hospedados a maior parte do tempo em Rio Branco", revelou Tania no livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso.


Veja fotos de Tania em "Amazônia":





Veja no vídeo abaixo cenas de Tania Alves 
na minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes": 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário