sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas): 'Mandacaru' (1997)



De 12 de agosto de 1997 a 8 de agosto de 1998, a TV Manchete exibiu a novela "Mandacaru", de Carlos Alberto Ratton, com roteiro de Calixto de Inhamuns e Douglas Salgado, e escrita por Gregório Bacic e Clóvis Levi. A direção geral foi de Wálter Avancini.

A trama principal era inspirada no romance 'Dente de Ouro', de Menotti Del Picchia. Ambientada nos anos 30, em Jatobá, sertão da Bahia, a trama inicia-se após a morte de Lampião e Maria Bonita. O novo chefe do bando de cangaceiros é Tirana, que, como vingança aos coronéis da região, rouba Juliana, filha de um poderoso latifundiário. O seqüestro acontece quando a moça estava no altar, pronta para se casar com o Dr. Edgar, médico da cidade, mesmo sendo apaixonada pelo Tenente Aquiles. Tirana leva a moça a cavalo para sua aldeia e, inesperadamente, os dois se apaixonam. Juliana entra então na luta pela causa de seus seqüestradores.

A novela contou com as participações especiais de Agildo Ribeiro, Marília Pêra, Tania Alves, Elba Ramalho, Alceu Valença, Daniela Mercury e até Roberta Close.

Tania Alves viveu Severina Dantas, uma falsa médium que diz encarnar o espírito de Dom Sebastião, venerado pelo cangaceiro Zebedeu (Bemvindo Siqueira).

"Na verdade, interpreto três papéis ao mesmo tempo", explicou Tania em entrevista ao Estado de São Paulo, na época da novela. Severina, acusada de assassinato, está em fuga pela mata quando é encontrada por um jornalista amigo dela. "Ele, por sua vez, encontra um bando de cangaceiros determinados a retomar o domínio da pequena cidade de Jatobá. Então, eles resolvem contratá-la porque ela é uma atriz; assim, pode servir de espiã e, ao mesmo tempo, manipular o inimigo Zebedeu", contou a atriz.

A Severina consegue isso afirmando receber a entidade de Dom Sebastião. "Ela se diz enviada de Dom Sebastião", lembrou a atriz. "É muito gostoso e engraçado esse papel, até faço voz de homem quando estou ’incorporando’ a entidade. O Dom Sebastião é uma lenda do Nordeste", afirmou.

Seguindo o exemplo do SBT com a novela Xica da Silva, a Band comprou os direitos de exibição de Mandacaru e a novela foi reapresentada entre 09/01 e 10/11/2006, em 218 capítulos, às 22 horas.


Veja abaixo matérias sobre a participação de Tania Alves na novela 'Mandacaru':






Veja no vídeo abaixo cenas de Tania Alves em "Mandacaru": 






Fontes:
Site Teledramaturgia
Acervo Site As Cantrizes (fotos digitalizadas)

Portal Rede Manchete 

Nenhum comentário:

Postar um comentário