sábado, 26 de setembro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas): 'Pantanal' (1990)


Em 1990, estreou, na TV Manchete, a novela "Pantanal", uma grata surpresa no universo da dramaturgia brasileira. Um sucesso arrebatador e munido de tantas novidades que chegou a abalar o tão alicerçado departamento de dramaturgia da TV Globo. Pela primeira vez, desde que se impôs na produção de novelas nos anos 70, a Globo viu seu posto de líder de audiência ameaçado.

A Globo exibia Rainha da Sucata, de Silvio de Abreu. Pantanal entrava no ar após a novela das oito e rapidamente alcançou e se manteve na casa dos 40 pontos de audiência, uma verdadeira proeza para uma produção fora dos domínios da Globo. A TV Manchete se lançava no desafio de conquistar uma fatia do mercado publicitário interessado na telenovela.

Curiosamente a novela estava engavetada na Globo. Benedito Ruy Barbosa escrevia somente novelas das seis na emissora e queria que a produção fosse a sua estréia no horário nobre da Globo. Após muita insistência, o autor recebeu o aval da emissora para ir até o Pantanal para avaliar as reais condições de produzir a novela. Mas a época era de chuva e ele, Atílio Riccó e Herval Rossano voltaram do hotel-fazenda de Sérgio Reis com quase mil fotos em que aparecia apenas água e mato. Sem o registro da deslumbrante flora e fauna tão propagada pelo autor, o projeto foi novamente engavetado. Benedito ainda ouviu da Globo a proposta para transformar o projeto em minissérie ou ambientar a novela em uma fazenda carioca ou paulista para facilitar a produção. "Mas bati o pé porque queria o Pantanal", lembra Benedito.

O autor, no entanto, não resistiu ao chamado de Jayme Monjardim, que na época era diretor artístico da Manchete. "Para convencer o Benedito disse: 'produzo a sua novela no Pantanal, exibo no horário nobre e você vem para a Manchete'", recorda o diretor.

A novela foi exibida de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, e ganhou duas reprises na própria Manchete (de 17/06/1991 a 18/01/1992, e de 26/10/1998 a 14/07/1999) e uma no SBT, de 09/06/2008 a 13/01/2009.


Tania Alves em Pantanal

Tania participou da primeira fase de "Pantanal", vivendo a jovem Filó, a empregada apaixonada por Zé Leôncio (Paulo Gorgulho, na primeira fase).

Na primeira fase da trama, ela contracenou com Ingra Liberato, Carolina Ferraz, Marcos Caruso, Ewerton de Castro, além de Paulo Gorgulho.

No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania falou sobre sua participação em 'Pantanal': "Minha personagem chamava-se Filó, mais uma criatura simplória que ajudei a dar vida. Ela era mato-grossense, do meio do pantanal, e bem caipira. Inocente, meio ignorante… Mas acredito que tínhamos duas coisas em comum: a delicadeza e a paixão pelo seu homem. Comecei meu trabalho de criação da Filó pelo sotaque e maneira de falar. Adoro fazer sotaques e, como já viajei o Brasil inteiro cantando e tenho ouvido musical, fica mais fácil. (...) Grande parte da novela Pantanal, especialmente os primeiros capítulos, foi gravada em locações no pantanal mato-grossense. Lá as condições de trabalho eram mínimas, mas a expectativa de um grande sucesso e a sensação de estar fazendo algo novo e muito bom tomavam conta da equipe. Realmente foi isso que aconteceu quando a novela estreou e, ao deixar o pantanal rumo a Nova York, senti uma pontinha de tristeza no coração. A atriz Jussara Freire viveu lindamente a Filó na segunda fase da novela e Pantanal marcou a televisão brasileira com uma nova linguagem, quase cinematográfica. Muitas externas, planos abertos, planos-sequência, locações maravilhosas, natureza… Além do genial diretor Jayme Monjardim, esta produção também revelou atores como Paulo Gorgulho, Marcos Palmeira, Cristiana Oliveira, Marcos Winter e outros". 


Veja fotos de Tania em Pantanal:







Veja também dois vídeos com cenas de Tania em Pantanal:

Vídeo 01:



Vídeo 02:




Fontes:
Site Teledramaturgia
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010.
Acervo Site As Cantrizes 




Um comentário:

  1. ESSA PRA MIM FOI A MELHOR NOVELA DO BRASIL.MARCOU MUITO MINHA VIDA

    ResponderExcluir