segunda-feira, 20 de abril de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Minisséries): "Tenda dos Milagres" (1985)


Baseada em romance homônimo de Jorge Amado, a minissérie "Tenda dos Milagres" estreou na TV Globo em 29/07/1985 e teve 30 capítulos.

A série apresenta a luta do velho ogã Pedro Arcanjo (Nelson Xavier) pela preservação e difusão da cultura negra. Tania Alves interpreta a jornalista Ana Mercedes, por quem Arcanjo se apaixona. Ela funda o jornal Tenda dos Milagres para lutar contra a discriminação racial.
 
"Tenda dos Milagres" foi gravada ao longo de 76 dias, com locações em Salvador e Cachoeira, na Bahia, e cenas em estúdio no Rio de Janeiro. A minissérie foi vendida para Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, França, Macedônia, Moçambique, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela, entre outros.


Ficha Técnica:
Autoria: Aguinaldo Silva
Escrita por: Aguinaldo Silva e Regina Braga
Direção-geral: Paulo Afonso Grisolli
Direção: Paulo Afonso Grisolli, Maurício Farias e Ignácio Coqueiro
Direção de núcleo: Ary Grandinetti Nogueira.
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 29/07/1985 – 06/09/1985
Horário: 22h
Nº de capítulos: 30



No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania comenta sua participação em Tenda dos Milagres: "Essa minissérie me deu dois grandes prazeres: o sucesso em disco e Ana Mercedes, minha personagem – uma jornalista, consciente da discriminação da comunidade negra, que lutava para mudar esse quadro. Ela decide, então, fundar o jornal Tenda dos Milagres, especialmente criado para difundir suas ideias antirracismo. Ao longo da história, ela acaba se envolvendo com Pedro Arcanjo, vivido pelo sempre excelente Nelson Xavier, o grande amor da sua vida".


Trilha Sonora
Tania Alves participou da trilha sonora de "Tenda dos Milagres" na faixa "Amor de Matar", de Roberto Mendes e Jorge Portugal. "A música Amor de Matar estourou no Nordeste e, graças a ela, tenho um público muito grande por lá até hoje. Para um artista ter uma música nas rádios é um enorme prazer: você entra no supermercado ou está dirigindo seu carro e, de repente, ouve a sua canção tocando. Viaja para fazer um show e, quando chega lá, estão todos cantando com você... É uma delícia!", revelou Tania no livro 'Tania Maria Bonita Alves'.


Fontes: 
Site Memória Globo
'Tania Maria Bonita Alves', Coleção Aplauso
Acervo Leo Ladeira
Site As Cantrizes



Nenhum comentário:

Postar um comentário