sábado, 18 de abril de 2009

Discografia de Tania Alves: Dona de Mim (1986)


Em 1986, Tania Alves lançou, pela CBS, seu terceiro disco, "Dona de Mim".

O álbum traz composições de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Moraes Moreira, Jorge Portugal e Roberto Mendes, João Donato, entre outros.


O grande sucesso deste disco foi a música "Pagã", adaptação de Patrícya Travassos para letra original de J. Losada, M.R. Ovelar e E. Baquero. A canção foi bastante executada em rádios e programas de TV de todo o Brasil. Também fizeram sucesso a chula "Amor de Matar", incluída na trilha da minissérie da TV Globo "Tenda dos Milagres" e o bolero "Dança do Amor", incluída na trilha da novela da TV Globo "Ti-ti-ti".

"As músicas de Dona de Mim falam de amor, temas nacionais e liberdade. É uma mistura de blues, reggae, salsa, balada, bolero, chula e calipso", definiu Tania em entrevista à época do lançamento.


Faixas:

01. Porteira (Caetano Veloso)
02. Soube Que Você Estava Em Maceió (Ricardo Monteiro) - com Les Etoiles
03. Tanta Saudade (Djavan / Chico Buarque)
04. Pagã (J. Losada / M. R. Ovelar / E. Baquero / Vrs. Patrícia Travassos)
05. Luzes e Sombras (Piska / Cláudio Rabello)
06. Dança do Amor (Moraes Moreira / João Donato)
07. Depois da Primeira Vez (Toninho Negreiro / Almir Gilberto)
08. Sonho Com Serpentes (Sueño Con Serpientes) (Silvio Rodrigues / Vrs. Tânia Alves)
09. Dona de Mim (Mauro Motta / Carlos Colla)
10. Amor de Matar (Jorge Portugal / Roberto Mendes)
11. Calypso (Bebeto Alves)





Revisão Crítica

"Antes da cantora carioca Tânia Alves fazer sua estreia na CBS com o álbum "Dona de Mim", 3° de carreira, mas com cara de primeiro, já que foi com este que ela emplacou dois grandes sucessos, ela estava atuando na novela Ti Ti Ti como a Clotilde, pela Rede Globo e com tema próprio: "Dança do Amor", bolero de João Donato e Moraes Moreira que na trilha sonora obteve uma versão alternativa não inclusa no álbum. No entanto, "Dona de Mim" revelou ter algo a mais, retirando a aura caricata que não nos permitia vê-la como boa intérprete. E como não poderia de ser, o álbum foi feito com intenções comerciais, precisava seguir o padrão para poder tocar no rádio, usando o som da moda (o pop rock, a balada romântica) a variedade de compositores renomados como Djavan, Chico Buarque e Caetano indo até a Patricia Travassos, que tanto colaborou com bandas como a Blitz e o Sempre Livre. Para Tânia, "Pagã", que ganhou clipe para o Fantástico, onde a personagem da canção recorre à encantos de feitiçaria para conquistar o amado, com requintes de sedução, com poções feitas de chá de mandrágora e pó de calêndula. Como não exaltar a presença de Lincoln Olivetti e Robson Jorge em "Porteira" e na revanchista "Soube Que Você Estava Em Maceió" (Ricardo Monteiro) com a participação da dupla Les Étoiles. Uma das minhas favoritas do disco pelo discurso recheado de vingança, sarcasmo, ironia e por que não, rogando uma praga pra que a nova investida daquele que a trocou por outra não dê certo? "Soube que você estava em Maceió/Portanto curta horrores, coração/Pois muito em breve estarás só". E pra não dizer que não houve requinte nos arranjos, Jaime Alem comparece em "Depois Da Primeira Vez", que abre magistralmente o lado B do vinil com um belo solo de sax feito por Leo Gandelman. "Dona de Mim" chegou a ser editado em CD pela preguiçosa série "Autêntico" (Sony Music Marketing Especial) mas, usaram a capa errada (utilizaram equivocadamente a foto do LP de 87 para a réplica), confundindo os compradores. Tânia só voltaria com força ao mercado fonográfico com um projeto vencedor pela Polygram em 1994".

Por @meucarovinho




CBS - 1986
 



 

5 comentários:

  1. Tania Alves é maravilhosa!
    Nota 10 em tudo o que faz!
    Parabéns,diva!!

    ResponderExcluir
  2. gosto muito desse album. Gostaria que estivesse em venda nas lojas.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse album. Tenho ele em vinil. Gostaria muito se estivesse disponível em cd.Tânia é ótima como atris e cantora. Esse disco tem um aranjo musical maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. No mercado livre encontra ele em vinil, só que com erro na capa, pois a capa é do LP Tania Alves de 1987!

    ResponderExcluir
  5. Radio Atlântida FM música Dona de mim era a mais pedida, Radio Pampa, música Pagã, Rádio Itapema FM Amor de matar!

    ResponderExcluir