domingo, 12 de abril de 2009

Discografia de Tania Alves: "Novos Sabores" (1983)

Capa

Contra-Capa


Em 1983, Tania Alves lançou, pela Polygram, seu segundo disco, "Novos Sabores". O álbum é fruto do casamento (pessoal e profissional) de Tania e o músico chileno Enzo Merino, do grupo Raíces de América.

"Enzo conhecia profundamente o folclore andino e latino-americano em geral. Com ele aprendi a tocar charango e foi ele também quem me apresentou Violeta Parra, Mercedes Sosa, Victor Jara... Aos poucos, de brincadeira, comecei a compor. Ele fazia as músicas, eu as letras. Não me considerava compositora, mas a minha personalidade como cantora começou a se definir na medida em que eu passei a escrever o que eu ia dizer. Compondo, descobri como me comunicar com as pessoas sem personagens", lembra Tania no livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso.

A parceria de Tania e Enzo foi levada aos palcos no show "Tentação", apresentado na Opera Cabaret, no bairro da Bela Vista em São Paulo. "Eu estava meio nordestina e o Enzo, latino-americano. Então nasceram forrós pan-americanos, ou seja, juntamos o pique do forró com outros ritmos que têm o mesmo espírito, como a cúmbia, a salsa e a guajira. Quem viu o show não esquece! Era um escândalo! Virou um programa cult na cidade. Era uma loucura deliciosa! Uma grande festa abrindo as fronteiras", afirma a cantora.

Dessa mistura surgiu o disco Novos Sabores, com a mesma proposta musical, trazendo diversas composições de Enzo e Tania, incluindo "Viajar", tema de amor do filme "Parahyba Mulher Macho", de Tizuka Yamazaki. Também estão presentes no disco os compositores Eduardo Dussek, Luis Carlos Góes, Lula Queiroga, Tavinho Paes, entre outros.


Faixas:

01. Rumbimbó (Tânia Alves / Enzo Merino)
02. Consumidora (Eduardo Dusek / Luis Carlos Goes)
03. Maracá (Tânia Alves / Enzo Merino)
04. Sonso Mistério (Moacir de Albuquerque / Tavinho Paes)
05. Tribos de Além-mar (Lula Queiroga / Silvio Cavalcanti)
06. Hauacharahu (Tainah Norih Dinah / Vrs. Enzo Merino)
07. Fankiando no Planador (Indiano / Papa Kid)
08. Novos Sabores (Tânia Alves / Enzo Merino)
09. Luar Desse Sonho (Guilherme Maia / Zeca Barreto / Tony Costa)
10. Deslizando no Arco-íris (Tânia Alves / Enzo Merino)
11. Viajar (Tânia Alves / Enzo Merino)


Ficha Técnica

Direção de Produção: Sergio Mello
Direção Artística: João Augusto
Coordenação de Produção: Maria Helena
Assistente de Produção: Rosana Mello
Arranjos: Enzo Merino, Helvius Villela, Serginho Trombone, Ricardo Silveira
Arregimentação: Clovis Mello
Polygram (1983)


Fontes de Consulta:
* Acervo Site As Cantrizes
* "Tania Maria Bonita Alves" - Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010.


Um comentário:

  1. Este disco é muito bom! Ouçam a música "Sonso mistério", muito linda! E "consumidora" tb é d+!!! "Sou consumidora, sou consumidora, em coxas baby sou doutora"!

    ResponderExcluir