sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas): 'Brida' (1998)


A novela "Brida" foi produzida pela Rede Manchete e exibida de 11 de agosto a 23 de outubro de 1998, em apenas 54 capítulos. Foi escrita por Jayme Camargo, Sônia Mota e Angélica Lopes, baseada em livro de mesmo nome de Paulo Coelho e dirigida por Walter Avancini.

Sinopse 

Na Irlanda, passados 300 anos, um bruxo continua a perseguir uma jovem, a única pessoa que tinha poderes para destruí-lo. Na atual encarnação, Brida pertence a uma família abastada, está noiva e seu rival é um dos principais empregados na empresa de seu pai.


Elenco

CAROLINA KASTING - Brida
LEONARDO VIEIRA - Lorens
AUGUSTO XAVIER - Mariano
NADIA LIPPI - Leonor
RÚBENS DE FALCO - Vargas
OTHON BASTOS - Fradique
TANIA ALVES - Mercedes
FAFY SIQUEIRA - Valdete
VICTOR WAGNER - Edmundo
CARLA REGINA - Elisa
PATRICIA NOVAES - Isabel
GIOVANNA DE TONI - Vica
GUILHERMINA GUINLE - Priscilla / Eileen
BETE MENDES - Diva
EDNEY GIOVENAZZI - Patrick O'Neal
PAULO RAMOS - Chrystian
WANESSA BONELLI - Guta
MANUELA DIAS - Inês
FABIANA AMORIM - Andréa
SANDRA BARSOTTI - Malu
JARBAS TOLEDO - Cláudio
CARLOS SATO - Tanaka
ROBERTA PORTO - Lílian
SIMONE MORENO - Ongala
WANDA STEFANIA - Marília
ANSELMO VASCONCELLOS - Henrique
ALEXIA DESCHAMPS - Diana
DANIEL LOUREIRO - Álvaro
CLÁUDIA RANGEL - Celina
CANDICE VALDUGA - Silvia
ROSANE GOFMAN - Socorro
ÂNGELA FIGUEIREDO - Elvira
GIAN CARLO - Alberto Vaz de Couto
SÉRGIO ABREU - Guilherme
ANDRÉA AVANCINI - Ermée
LUÍS LOBO - Zé Alberto
FÁBIO MÁSSIMO - Ariovaldo
GISELE FRAGA - Selma
GLÓRIA PORTELA - Helena
FÁBIO PILLAR - Jacaré
JÚLIO LEVY - Clerston
NILL MARCONDES - Caio
MARCOS PASQUIM



Final antecipado e fim da TV Manchete

Brida era a esperança da TV Manchete de recuperar a audiência conquistada no ano anterior com Xica da Silva, depois do fiasco de Mandacaru, que ficou um ano inteiro no ar. Infelizmente, a audiência foi ainda menor do que a de Mandacaru e os patrocinadores desapareceram, uma vez que o contrato assinado pela emissora com as empresas previa um "piso" de 5 pontos de audiência, e Brida registrou apenas 2. A equipe da produção culpou a exibição do horário eleitoral gratuito pelo fracasso da obra, afirmando publicamente que a audiência deveria melhorar após o encerramento da propaganda, em outubro, que não aconteceu. A novela enfrentava os concorrentes Torre de Babel (Globo), Programa do Ratinho (SBT) e Leão Livre (Record). Enquanto a trama global chegava a superar 50 pontos de média, os programas de auditório permaneciam na casa dos 20 pontos.

Sem recursos para terminar a história - os atores e técnicos estavam com seus salários atrasados em um mês e meio - a emissora optou por abreviar a trama. No final do capítulo 52, exibido no dia 23 de outubro de 1998, cada núcleo da trama teve seu desfecho narrado por Eloy Decarlo, tradicional locutor da Manchete, que contou o final da novela com imagens congeladas dos atores. Em seguida foi anunciado para a semana seguinte a reapresentação da novela Pantanal, grande sucesso da emissora carioca. Imersa em vários problemas financeiros, a Rede Manchete saiu do ar definitivamente em 10 de maio de 1999. Ainda que improvisada, foi uma saída melhor do que a encontrada pela Rede Tupi, já em estado falimentar, com a novela Como Salvar Meu Casamento, que simplesmente saiu do ar sem nenhuma explicação, sendo substituída por uma reprise da novela A Viagem de (1975/1976) na semana seguinte, no ano de 1980.


Tania Alves em Brida 

Na trama, Tania vivia Mercedes e contracenava com Victor Wagner. A atriz foi convidada por Walter Avancini para entrar na novela em uma tentativa de suavizar a trama. Além dela, também foram convidados pelo diretor Victor Wagner, Carla Regina, Anselmo Vasconcelos, Alexia Deschamps, Rosane Goffman e Fafy Siqueira. "Não é exatamente essa a solução que eu gostaria de dar para o problema . Mas é esse o caminho que encontrei dentro das atuais circunstâncias e com os recursos que tenho", disse Avancini em entrevista à Folha de São Paulo na ocasião.

No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania falou sobre sua participação em 'Brida': "O processo de falência da TV Manchete e uma greve, do elenco e dos técnicos, causada por salários atrasados, fizeram com que a exibição da novela Brida, inspirada no best-seller de Paulo Coelho, fosse interrompida abruptamente. O último capítulo foi apresentado com imagens dos personagens principais frisadas na tela e com narração em off contando o destino de cada um na trama. Não tenho conhecimento de nada parecido na história da televisão brasileira. Era a primeira vez que eu experienciava um grande fracasso em televisão. Decorei falas da minha personagem, Mercedes, que nunca foram ditas. O cancelamento definitivo das gravações aconteceu repentinamente. Essa novela nunca foi lá grande coisa. O mais triste, na verdade, era cruzar colegas chorando nos corredores da emissora com problemas financeiros, demissões, pessoas sendo revistadas para evitar roubos. O fechamento definitivo da TV Manchete ocorreu em meados de 1999".


Confira no vídeo abaixo uma cena de Tania Alves em "Brida": 


Fontes:
Site Teledramaturgia
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010.
"Brida" vai acabar na sexta sem final - Folha de São Paulo: 17/10/1998.
"Relembre a novela Brida, que foi tirada do ar pela metade e marcou o fim da Rede Manchete" - Site TV História






Nenhum comentário:

Postar um comentário