sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas): 'Brida' (1998)


A novela "Brida" foi produzida pela Rede Manchete e exibida de 11 de agosto a 23 de outubro de 1998, em apenas 54 capítulos. Foi escrita por Jayme Camargo, Sônia Mota e Angélica Lopes, baseada em livro de mesmo nome de Paulo Coelho e dirigida por Walter Avancini.

Na Irlanda, passados 300 anos, um bruxo continua a perseguir uma jovem, a única pessoa que tinha poderes para destruí-lo. Na atual encarnação, Brida pertence a uma família abastada, está noiva e seu rival é um dos principais empregados na empresa de seu pai.


Elenco

CAROLINA KASTING - Brida
LEONARDO VIEIRA - Lorens
AUGUSTO XAVIER - Mariano
NADIA LIPPI - Leonor
RÚBENS DE FALCO - Vargas
OTHON BASTOS - Fradique
TANIA ALVES - Mercedes
FAFY SIQUEIRA - Valdete
VICTOR WAGNER - Edmundo
CARLA REGINA - Elisa
PATRICIA NOVAES - Isabel
GIOVANNA DE TONI - Vica
GUILHERMINA GUINLE - Priscilla / Eileen
BETE MENDES - Diva
EDNEY GIOVENAZZI - Patrick O'Neal
PAULO RAMOS - Chrystian
WANESSA BONELLI - Guta
MANUELA DIAS - Inês
FABIANA AMORIM - Andréa
SANDRA BARSOTTI - Malu
JARBAS TOLEDO - Cláudio
CARLOS SATO - Tanaka
ROBERTA PORTO - Lílian
SIMONE MORENO - Ongala
WANDA STEFANIA - Marília
ANSELMO VASCONCELLOS - Henrique
ALEXIA DESCHAMPS - Diana
DANIEL LOUREIRO - Álvaro
CLÁUDIA RANGEL - Celina
CANDICE VALDUGA - Silvia
ROSANE GOFMAN - Socorro
ÂNGELA FIGUEIREDO - Elvira
GIAN CARLO - Alberto Vaz de Couto
SÉRGIO ABREU - Guilherme
ANDRÉA AVANCINI - Ermée
LUÍS LOBO - Zé Alberto
FÁBIO MÁSSIMO - Ariovaldo
GISELE FRAGA - Selma
GLÓRIA PORTELA - Helena
FÁBIO PILLAR - Jacaré
JÚLIO LEVY - Clerston
NILL MARCONDES - Caio
MARCOS PASQUIM


Curiosidades

Brida era a esperança da TV Manchete de recuperar a audiência conquistada no ano anterior com Xica da Silva, depois do fiasco de Mandacaru, que ficou um ano inteiro no ar. Infelizmente, a audiência foi ainda menor do que a de Mandacaru e os patrocinadores desapareceram, uma vez que o contrato assinado pela emissora com as empresas previa um "piso" de 5 pontos de audiência, e Brida registrou apenas 2.

Sem recursos para terminar a história, a emissora optou por abreviar a trama. No final do capítulo 52, apareceram várias cenas dos personagens com uma locução em off anunciando o final de cada um deles, e anunciando para a semana seguinte a reapresentação da novela Pantanal. Ainda que improvisada, foi uma saída melhor do que a encontrada pela Rede Tupi, já em estado falimentar, com a novela Como Salvar Meu Casamento, que simplesmente saiu do ar sem nenhuma explicação, sendo substituída por uma reprise da novela A Viagem de (1975/1976) na semana seguinte, no ano de 1980.

No livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso, Tania falou sobre sua participação em 'Brida': "O processo de falência da TV Manchete e uma greve, do elenco e dos técnicos, causada por salários atrasados, fizeram com que a exibição da novela Brida, inspirada no best-seller de Paulo Coelho, fosse interrompida abruptamente. O último capítulo foi apresentado com imagens dos personagens principais frisadas na tela e com narração em off contando o destino de cada um na trama. Não tenho conhecimento de nada parecido na história da televisão brasileira. Era a primeira vez que eu experienciava um grande fracasso em televisão. Decorei falas da minha personagem, Mercedes, que nunca foram ditas. O cancelamento definitivo das gravações aconteceu repentinamente. Essa novela nunca foi lá grande coisa. O mais triste, na verdade, era cruzar colegas chorando nos corredores da emissora com problemas financeiros, demissões, pessoas sendo revistadas para evitar roubos. O fechamento definitivo da TV Manchete ocorreu em meados de 1999".


Fontes:
Site Teledramaturgia
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário