segunda-feira, 13 de abril de 2009

Filmografia Tania Alves: "Cabaret Mineiro" (1980)


Sinopse:

Paixão, um elegante aventureiro e jogador de cartas, viaja de trem pelo interior de Minas Gerais, visitando vários cabarés.  Numa dessas viagens pelo norte do Estado, ele conhece e se apaixona por Salinas. Os dois amam-se na cabine-leito mas, ao acordar na manhã seguinte, fica surpreso ao verificar que a jovem mulher já se foi.

Uma vez em Montes Claros, durante um jogo de pôquer, Tomaz, um americano, sugere e apresenta um novo tipo de jogo.  Não satisfeito com a sugestão apresentada, Paixão inventa então o "cri-cri", a seu ver superior ao do americano.

Já numa pequena cidade vizinha, Paixão, embriagado, sonha com Salinas.  Ele dorme na areia do rio que banha o local, onde encontra-se com Evangelina, uma adolescente que faz ioga nua. De volta a Montes Claros, Paixão apaixona-se por Avana, dançarina espanhola dona de um cabaré.

Assim, de uma certa forma sentimental, ele vai conhecendo novas mulheres, que se tornam novos amores, bem como, relembra suas antigas paixões.


Ficha Técnica:

Direção:
Carlos Alberto Prates Correia

Roteiro:
Carlos Alberto Prates Correia

Produção:
Carlos Alberto Prates Correia, Nilson Barbosa

Música Original:
Tavinho Moura

Fotografia:
Murilo Salles

Edição:
Idê Lacreta

Design de Produção:
Carlos Wilson

Figurino:
Carlos Wilson

Maquiagem:
Waldir Monteiro

Efeitos Sonoros:
Walter Goulart, Aloísio Viana

Efeitos Visuais:
Pedro Louzada

Ano de Produção:
1980


Elenco:

* Nelson Dantas
* Tamara Taxman
* Tania Alves
* Helber Rangel
* Louise Cardoso
* Maria Sílvia
* Eliane Narducci
* Luiza Clotilde
* Dora Pellegrino
* Carlos Wilson
* Zaira Zambelli
* Thelma Reston
* Nildo Parente
* Paschoal Villaboim
* Sonia Santos


Prêmios:

* Festival de Gramado 1981: Venceu na categoria de Melhor Filme, Melhor Fotografia (Murilo Salles), Melhor Ator (Nelson Dantas), Melhor Montagem, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz Coadjuvante (Tania Alves).

* Festival de Brasília 1980: Venceu na categoria de Melhor Fotografia.











Veja o vídeo de Tania Alves cantando 'Sonhei que Morri'
em 'Cabaret Mineiro':





E aqui, Tania Alves cantando 'Cabaret Mineiro':






Revisão crítica: 

“Cabaret Mineiro” (1980) – sensação no Festival de Gramado, com sete kikitos –, remexe com as obsessões de Prates, aprofundando a análise de causos regionalistas, especificamente da sua terra natal, o norte de Minas Gerais. (...) Pontuando todos esses quadros, a música original de Tavinho Moura – integrante tardio do “Clube da Esquina” dos irmãos Borges e Milton Nascimento – é de um acerto tão grande que torna impossível dissociá-la de “Cabaret Mineiro”, quanto mais em momentos-chave, como o da aparição da bailarina espanhola (Tania Alves), por quem se apaixona o “condutor” (...) De tudo o que se pode perceber, Carlos Alberto Prates se embebedou do que tinha à volta e do que possuía de mais íntimo – a persona mineira –, tornando-a central para o fazer cinematográfico. A associação com o texto de Guimarães Rosa caiu-lhe como uma luva, dando o espírito e o feitiço certos para a complexa empreitada" 

Por Andrea Ormond (Blog Estranho Encontro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário