segunda-feira, 13 de abril de 2009

Filmografia Tania Alves: "Cabaret Mineiro" (1980)

 

Em 1980, é produzido o filme "Cabaret Mineiro", dirigido e roteirizado por Carlos Alberto Prates Correia, com base em história de João Guimarães Rosa. Pertencente ao gênero drama musical, "Cabaret Mineiro" entrou, em novembro de 2015, na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

No filme, Tania Alves interpreta Avana, dançarina 'espanhola' de Montes Claros, que tem um romance com um aventureiro, interpretado por Nelson Dantas. Tania também participou da trilha sonora - assinada por Tavinho Moura -, cantando três músicas: "Cabaret Mineiro" (Carlos Drummond de Andrade, Tavinho Moura), "O Sonho" (Zezinho da Viola) e "Te pega te pica" (Carlos Alberto Prates Correa, Zeduardo, Tavinho Moura). Por sua atuação, Tania ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante em 1981.

O compositor Tavinho Moura disse em uma entrevista que "{o filme] é uma viagem imaginária e onírica pela cultura brasileira. O poema de Drummond na voz de Tânia Alves represa nos olhos a emoção". [1]

 

Sinopse

Paixão, um elegante aventureiro e jogador de cartas, viaja de trem pelo interior de Minas Gerais, visitando vários cabarés.  Numa dessas viagens pelo norte do Estado, ele conhece e se apaixona por Salinas. Os dois amam-se na cabine-leito mas, ao acordar na manhã seguinte, fica surpreso ao verificar que a jovem mulher já se foi.

Uma vez em Montes Claros, durante um jogo de pôquer, Tomaz, um americano, sugere e apresenta um novo tipo de jogo.  Não satisfeito com a sugestão apresentada, Paixão inventa então o "cri-cri", a seu ver superior ao do americano.

Já numa pequena cidade vizinha, Paixão, embriagado, sonha com Salinas.  Ele dorme na areia do rio que banha o local, onde encontra-se com Evangelina, uma adolescente que faz ioga nua. De volta a Montes Claros, Paixão apaixona-se por Avana, dançarina espanhola dona de um cabaré.

Assim, de uma certa forma sentimental, ele vai conhecendo novas mulheres, que se tornam novos amores, bem como, relembra suas antigas paixões.
 
Ficha Técnica

Direção:
Carlos Alberto Prates Correia

Roteiro:
Carlos Alberto Prates Correia

Produção:
Carlos Alberto Prates Correia, Nilson Barbosa

Música Original:
Tavinho Moura

Fotografia:
Murilo Salles

Edição:
Idê Lacreta

Design de Produção:
Carlos Wilson

Figurino:
Carlos Wilson

Maquiagem:
Waldir Monteiro

Efeitos Sonoros:
Walter Goulart, Aloísio Viana

Efeitos Visuais:
Pedro Louzada

Ano de Produção:
1980


Elenco

Nelson Dantas
Tamara Taxman
Tania Alves
Helber Rangel
Louise Cardoso
Maria Sílvia
Eliane Narducci
Luiza Clotilde
Dora Pellegrino
Carlos Wilson
Zaira Zambelli
Thelma Reston
Nildo Parente
Paschoal Villaboim
Sonia Santos
Nena Ainhoren
Célia Maracajá
Antônio Rodrigues
Tavinho Moura
Marujada de Montes Claros
Grupo Corpo de Baile de Belo Horizonte


Prêmios

* Festival de Gramado 1981: Venceu na categoria de Melhor Filme, Melhor Fotografia (Murilo Salles), Melhor Ator (Nelson Dantas), Melhor Montagem, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz Coadjuvante (Tania Alves).

* Festival de Brasília 1980: Venceu na categoria de Melhor Fotografia.







Revisão Crítica

“Cabaret Mineiro” (1980) – sensação no Festival de Gramado, com sete kikitos –, remexe com as obsessões de Prates, aprofundando a análise de causos regionalistas, especificamente da sua terra natal, o norte de Minas Gerais. (...) Pontuando todos esses quadros, a música original de Tavinho Moura – integrante tardio do “Clube da Esquina” dos irmãos Borges e Milton Nascimento – é de um acerto tão grande que torna impossível dissociá-la de “Cabaret Mineiro”, quanto mais em momentos-chave, como o da aparição da bailarina espanhola (Tania Alves), por quem se apaixona o “condutor” (...) De tudo o que se pode perceber, Carlos Alberto Prates se embebedou do que tinha à volta e do que possuía de mais íntimo – a persona mineira –, tornando-a central para o fazer cinematográfico. A associação com o texto de Guimarães Rosa caiu-lhe como uma luva, dando o espírito e o feitiço certos para a complexa empreitada" 

Por Andrea Ormond (Blog Estranho Encontro).


Veja aqui os números musicais de Tania Alves em Cabaret Mineiro


    "Cabaret Mineiro" (Carlos Drummond de Andrade, Tavinho Moura)



 "O Sonho" (Zezinho da Viola)




 "Te pega te pica" (Carlos Alberto Prates Correa, Zeduardo, Tavinho Moura)






Referências:
[1] - Tavinho Moura UM ARTISTA EXERCE SEUS ALUMBRAMENTOS. Revista Suplemento. Belo Horizonte, Julho/Agosto 2016. Edição nº 1.367. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Fontes de Consulta:
Blog Estranho Encontro
Acervo Site As Cantrizes
Cabaret Mineiro: Delírios de Paixão nos Gerais - Site guesaaudiovisual.com
Revista Suplemento. Belo Horizonte, Julho/Agosto 2016. Edição nº 1.367



Nenhum comentário:

Postar um comentário