domingo, 12 de abril de 2009

Filmografia Tania Alves: "Morte e Vida Severina" (1977)


Em 1977, Tania Alves participou do filme "Morte e Vida Severina", escrito e dirigido por Zelito Viana, baseado em dois poemas de João Cabral de Melo Neto, "O Rio" e "Morte e Vida Severina".

Foi vendo sua encenação no teatro em 1968, em São Paulo, com músicas de Chico Buarque, que Zelito Viana decidiu levá-la para o cinema. "Quando assisti, me deu uma vontade louca de adaptá-la", explicou o cineasta. Foi por sugestão de João Cabral, segundo Viana, que a versão cinematográfica de "Morte e Vida Severina" se uniu a outra obra do poeta pernambucano. "O Rio", um poema que descreve a vida e a miséria das populações que vivem às margens do rio Capiberibe, no Recife, acabou dando o ingrediente plástico e visual de que o cineasta precisava para o filme. "A sugestão dele me ajudou muito do ponto de vista cinematográfico", disse Zelito.

O diretor dividiu o filme em três partes, sendo uma exclusivamente documental, filmada em 16mm, em preto e branco e cores. O filme, segundo Viana, teve sua exportação proibida pela censura do regime militar por conter imagens consideradas desprestigiosas para o Brasil. "O mais lamentável disso tudo é que essa obra do João Cabral foi encenada no teatro nos anos 60, foi para o cinema nos anos 70 e, posteriormente, foi representada na TV, e, durante todos esses anos, a realidade do Nordeste continua a mesma", concluiu Zelito.

A versão cinematográfica de "Morte e Vida Severina" ganhou o prêmio "Margarida de Prata", concedida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e o prêmio de Melhor Montagem para Gilberto Santeiro, no Festival de Brasília.


No elenco, três atores interpretam Severino: José Dumont, Stênio Garcia e Luiz Mendonça. Também participam Elba Ramalho, Tania Alves, Jofre Soares, Albee Amós, Walter Breda, Katia de França e Hélio Guerra, entre outros.

Na trilha sonora do filme, a participação dos instrumentistas Geraldinho Azevedo, Kátia de França, Lourival Lemes, Ronaldo Medeiros, Ivson Wanderley, Normando, Cidinho e Xangai.

Sinopse

Severino, migrante fugido da miséria, sai do Sertão em busca de trabalho. Enfrentando as piores dificuldades, ele atravessa o Agreste e a Zona da Mata, morrendo aos poucos pelo caminho, até chegar ao litoral. A história é narrada pelo rio Capibaribe, que descreve documentalmente as regiões por onde Severino passa e o tipo de vida de seus habitantes, em alternância com a parte ficcional da caminhada retirante.


Ficha Técnica:

Lançamento: 29/07/1977 
Produção: Mapa Filmes
Direção: Zelito Viana
Argumento: João Cabral de Melo Neto
Roteiro: Zelito Viana, baseado no poema de João Cabral de Melo Neto
Fotografia: Francisco Balbino, Lauro Escorel e José Medeiros
Montagem: Gilberto Santeiro
Direção de Arte: Regis Monteiro





Veja abaixo um trecho de "Morte e Vida Severina"
com Tania Alves e Elba Ramalho: 



Veja também o número musical "As Ciganas",
com Tania Alves e Elba Ramalho: 



Fontes:
Banco de Conteúdos Culturais
Cinemateca Brasileira
Arquivos de Cultura Contemporânea
Folha de São Paulo: Adaptação para cinema une duas obras. 11/10/1999
Acervo Leo Ladeira
Canal As Cantrizes (YouTube)




Um comentário:

  1. ENCONTREI SEU BLOG, TÔ FELIZ EM VER COISAS MARAVILHOSAS QUE JÁ FEZ
    FAÇO NIVER EM 02/06 E VOU FAZER UMA HOMENAGEM AO CANGAÇO. DESEJO UMA FOTO SUA PARA ME CARACTERIZAR.
    O QUE TEM NOS SITES NÃO MOSTRAM QUASE NADA
    DIZEM ATÉ QUE SOU PARECIDA COM VOCÊ. 71-8871-7522 MARA ARAUJO UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir