quarta-feira, 8 de julho de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Minisséries): "Bandidos da Falange" (1983)


Em 10 de janeiro de 1983 estreava na TV Globo a minissérie "Bandidos da Falange", escrita por Aguinaldo Silva, com colaboração de Doc Comparato, e dirigida por Luís Antônio Piá e Jardel Mello. A obra foi uma das precursoras a abordar a violência de forma tão realista na televisão.

"Bandidos da Falange" estava marcada para estrear originalmente no dia 9 de agosto de 1982, mas foi proibida pela Divisão de Censura e Diversões Públicas do Departamento de Polícia Federal alguns dias antes. Depois de examinar os cinco primeiros episódios que lhe foram remetidos pela emissora, a Censura pediu para analisar a série completa, que tinha 20 capítulos. As cenas fortes de extrema violência foram o motivo do veto. Após muita discussão e cortes de cenas, a minissérie foi finalmente liberada e exibida entre 10 de janeiro e 4 de fevereiro de 1983.

 
Tania Alves na abertura de "Bandidos da Falange"

Na produção, Tania Alves vivia Glória, casada com o manobrista Valdir (José Dumont), e que acaba se envolvendo com o bandido Bira (Roberto Bonfim). No elenco também estavam José Wilker, Betty Faria, Stênio Garcia, Nuno Leal Maia, Marieta Severo, Jonas Bloch, Gracindo Júnior, Arnaud Rodrigues, Yolanda Cardoso, Francisco Milani, Maria Padilha, Maria Gladys, Júlio Braga, entre outros. O grande destaque foi José Mayer, que por seu trabalho foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como revelação de 1983 na televisão.


Ficha Técnica

Autoria: Aguinaldo Silva
Colaboração: Doc Comparato
Direção: Luiz Antônio Piá e Jardel Mello
Produção do núcleo: Paulo Afonso Grisolli
Período de exibição: 10/01/1983 – 04/02/1983
Horário: 22h
Nº de capítulos: 20

Trama

Aguinaldo Silva utilizou sua experiência de 10 anos como repórter policial para escrever a trama de Bandidos da Falange. Ambientada na Baixada Fluminense e na Zona Sul do Rio de Janeiro, a história conta o surgimento de uma organização criminosa, a Falange Vermelha, com códigos de honra baseados na força e na fidelidade ao grupo. Junto a isso, forma-se uma promíscua rede de relações com diversos segmentos da sociedade, até que a organização é desmantelada pela polícia. A história é dividida em quatro blocos, baseados na trajetória da Falange Vermelha: “As origens”, que se desenrola em 1975; “A organização”, em 1977; “Lutas internas”, em 1979; e “A queda”, em 1981.

Produção

Bandidos da Falange foi um projeto grandioso e envolveu mais de 200 locações. A minissérie teve cenas gravadas em Itacuruçá, Jacarepaguá e Santa Teresa, no Rio de Janeiro. As cenas externas foram filmadas no Presídio Vicente Piragibe, em Bangu. Mas alguns espaços do presídio foram cenograficamente reproduzidos nos estúdios da TV Globo.


Veja no vídeo abaixo cenas de Tania Alves em "Bandidos da Falange":




Fontes: 
Site Memória Globo
Site Teledramaturgia
Canal minisserietv (YouTube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário