sexta-feira, 24 de abril de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Novelas):"Ti-ti-ti" (1985)

 
Em 1985, depois de já ter feito vários especiais e minisséries na TV, a atriz Tania Alves fez sua estreia em novelas, em "Ti-ti-ti", de Cassiano Gabus Mendes, com direção de Wolf Maya. A novela foi exibida de 5 de agosto de 1985 a 8 de março de 1986, pela TV Globo, no horário das 19h. Na trama, ela interpretou Clotilde, secretária (e amante) de Jacques Léclair (Reginaldo Faria), com quem realizava as mais engraçadas fantasias sexuais.


Os entrechos em "Ti-ti-ti" eram leves, charmosos e com bastante humor, centrados na disputas entre os dois costureiros rivais Victor Valentim e Jacques Leclair (Luiz Gustavo e Reginaldo Faria). Elmo Francfort narra no livro “Gabus Mendes, Grandes Mestres do Rádio e Televisão”: “Cassiano foi buscar inspiração novamente na alta-costura. Lembrou-se das brigas dos estilistas Dener e Clodovil Hernandez, ainda nos tempos da TV Tupi. Onde um estava, o outro não pisava. E vice-versa. Personagens reais, mas que pareciam ficção, de tão folclóricos eram. Em 1985, Dener já havia falecido e Clodovil continuava na moda, até participando das novelas de Gabus Mendes. Era um prato cheio para sua nova trama.”

"Participar dessa produção consolidou minha popularidade. Lembro desse trabalho com muito carinho, principalmente porque Clotilde foi minha primeira personagem urbana: a trama da novela se passava no mundo da moda, em São Paulo. Agradeço essa oportunidade ao Wolf Maya, que me escalou para interpretar a secretária elegante e sofisticada do costureiro da alta sociedade paulista, Jacques Léclair. Até então eu só havia feito personagens rústicas, de época, com sotaque. Em 1985, a televisão não era tão liberal como hoje e a produção de Tititi teve problemas com a censura por causa de algumas cenas protagonizadas pelo casal Clotilde e Jacques Léclair. Embora todas elas fossem muito ingênuas, o autor começou a escrever sobre as fantasias sexuais da dupla: Clotilde, toda chamuscada, pedindo socorro porque seu apartamento estava em chamas e Jacques aparecendo vestido de bombeiro. Em outro capítulo ela era uma camponesa e ele o lobo mau... Poucas cenas como essas com apelo levemente erótico foram exibidas, mas a repercussão foi excelente. O autor, para driblar a patrulha moralista, escrevia cada vez mais sutilmente e nós, Reginaldo e eu, apimentávamos um pouco no estúdio, com nossa atuação cheia de sutilezas", lembra Tania no livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso.


Ficha Técnica

Autoria: Cassiano Gabus Mendes
Colaboração: Luiz Carlos Fusco
Direção: Wolf Maya e Fred Confalonieri
Direção geral: Wolf Maya
Supervisão: Paulo Ubiratan e Daniel Filho
Período de exibição: 05/08/1985 – 08/03/1986
Horário: 19h
Nº de capítulos: 185

Em 2010, Jorge Fernando dirigiu e Maria Adelaide Amaral adaptou Ti-ti-ti numa nova versão da novela. Às tramas da Ti-ti-ti original, juntaram-se também personagens e tramas de outra novela de Cassiano Gabus Mendes: Plumas e Paetês, que também tinha o mundo da moda como pano de fundo. Clotilde, a personagem que Tania viveu em 1985 foi desta vez interpretada por Juliana Alves.



Veja mais fotos de Tania Alves em 'Ti-ti-ti': 













Fontes:
Site Teledramaturgia
Site Memória Globo
Site As Cantrizes
Acervo Leo Ladeira



2 comentários: