segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tânia Alves, que segue a alimentação higienista, ensina prato desintoxicante



Tânia Alves tem 61 anos, 1,68m, 54kg e há três décadas veste o mesmo manequim 38. Nesses 30 anos, seu corpo não sabe o que é uma doença. Nem mesmo uma gripe se atreve a atacá-la. O segredo de sua saúde? A alimentação, garante ela.

No ar como a Pérola de “Araguaia”, a atriz é adepta do higienismo, uma filosofia alimentar que acredita serem o acúmulo das toxinas no corpo o responsável por causar doenças. O higienismo condena as comidas industrializadas e carnes e prega o consumo de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos cozidos apenas no vapor.

Tânia ensinou a dieta que segue e contou que ela é excelente para desintoxicar o organismos dos excessos alimentares.

Ao acordar, ela ingere um copo d’água e até a hora do almoço só come frutas ou bebe suco. Ela dá preferência aos sucos verdes, que segundo os naturalistas, são fonte de clorofila e energia. A bebida inclui uma mistura de legumes, frutas, folhas verdes e grãos germinados.

“O objetivo do higienismo é limpar o organismo e num corpo limpo, não há espaço para as bactérias se desenvolverem. O suco verde é como se fosse uma transfusão de sangue diária. Meu corpo é uma máquina maravilhosa”, disse a orgulhosa Tânia.


Cardápio

Na hora do almoço, ela come dois belos pratos: um de salada verde com folhas e brotos variados e outro com legumes cozidos no vapor. Para temperá-los, Tânia recomenda limão e ghee, manteiga clarificada, usada na cozinha indiana que qualquer um pode produzir em casa. Basta colocar os tabletes de manteiga em uma panela e ao vê-los derreter, ir retirando a espuma branca que se forma. O líquido que sobrar é o que será consumido.

“Depois desse almoço, seu intestino vai trabalhar que é uma beleza! Todas as toxinas serão eliminadas e elas são as gorduras que se acumulam em seu corpo. Essa alimentação emagrece”, diz ela.


Exercícios físicos

Para não ficar muito magrinha, Tânia faz musculação e quando quer aumentar a massa muscular, inclui no prato uma porção de carboidrato, como batata ou aipim cozido.

“O importante ao cozinhar os alimentos é respeitar uma temperatura. O certo é cozinhar mexendo com a mão. Quando o calor se torna insuportável em contato com a pele, é hora de tirar a panela do forno. Do contrário, os alimentos começam a perder sua propriedades”, ensinou.

Fiel a filosofia que segue, ela é dona do SPA Maria Bonita em Nova Friburgo, Região Serrana, e de outro urbano em Ipanema, no Rio, onde mantém também um restaurante com a alimentação higienista, o Spazziano. Conhecedora do assunto, já escreveu três livros sobre a alimentação.

“Quero chegar aos 100 anos com a saúde que tenho hoje”, disse Tânia.


Fonte: Ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário