sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV: "Marcas da Paixão" (2000)


A novela "Marcas da Paixão" foi apresentada pela Rede Record de 8 de maio a 18 de novembro de 2000. A novela foi escrita por Solange Castro Neves, Maria Duboc e Enéas Carlos, e teve direção de Henrique Martins e Fernando Leal, direção geral de Atílio Riccó e supervisão de Marcus Aragão. A trama era centrada no encontro de duas irmãs, Cíntia e Guida, criadas por mães diferentes em ambientes opostos. Com a morte do pai, um rico fazendeiro, as duas se conhecem e formam um elo, não só para administrar a herança, mas também contra um inimigo oculto. Acabam descobrindo nos laços de sangue a força de superar o passado e sair em busca do futuro. Mas dá-se o inesperado: ambas se apaixonam pelo mesmo homem. Paralelamente à história das duas irmãs, se desenrolará a vida dos parentes e amigos de Guida no sertão baiano, bem como a recuperação de Ivan, tido como desaparecido, após o acidente aéreo envolvendo Jorge.

'Marcas da Paixão' foi a retomada da Record às produções próprias dentro da teledramaturgia, quase três anos depois. A emissora montou toda a estrutura necessária ao desenvolvimento do projeto: escalou um elenco de primeira linha, com grandes nomes como Irene Ravache, Natália Thimberg, Walmor Chagas, Antônio Abujamra, Cláudio Cavalcanti. Mas não deu muito certo. A meta da novela era de pelo menos 10 pontos, e estacionou nos 6.

Na trama, Tania Alves interpretava Zefinha, mulher sofrida mas com uma beleza rústica. Forte e decidida, uma típica mulher nordestina que cria os filhos sozinha, após o marido vir para São Paulo e não voltar mais. Cabocla tímida no trato social, mas muito corajosa nos momentos de perigo.

Elenco 
VANESSA LÓES - Cíntia
CARLA REGINA - Guida
CARLOS CASAGRANDE - Diôgo Villaverde
IRENE RAVACHE - Dete
CLÁUDIO CAVALCANTI - Djalma
NATHÁLIA TIMBERG - Marrita
OSCAR MAGRINI - Sílvio Ramos
RODRIGO VERONESE - César Rangel
ERIBERTO LEÃO - Ivan Barreto
JUSSARA FREIRE - Wilma
TANIA ALVES - Zefinha
LADY FRANCISCO - Marinalva
MARA CARVALHO - Olga Brum Mello Pontes
CARLO BRIANI - Dr. Motta
ANTÔNIO PETRIN - Adrião
FABIANA ALVAREZ - Celeste
EDUARDO CONDE - Tenório
RENATO BORGHI - Zé Biriba
LEILA LOPES - Creuza
FERNANDA GUERRA - Júlia
EDSON MONTENEGRO - Neno
WÁLTER SANTOS - Valtinho
LIZA VIEIRA - Isa
WÁLTER VERVE - Dimas
EMÍLIO ORCIOLLO NETO - Orlando Furacão
JOÃO BORBONAIS - Reginaldo
MARIA ESTELA - Simone
ROBERTO PIRILLO - Rodrigo
SÉRGIO MIGLIACCIO - Tonho
LUIZ CARLOS BAHIA - delegado
GILBERTO BARROS - motoqueiro
ANTÔNIO ABUJAMRA - dono do cassino
e WALMOR CHAGAS como Jorge Maia

Trilha Sonora
Tania Alves participou também da trilha sonora da novela, na música "Êta Vida Boa". 

No livro "Tania Maria Bonita Alves", da Coleção Aplauso, Tania fala sobre seu trabalho em 'Marcas da Paixão': "Minha personagem, Zefinha, nordestina determinada, uma líder natural que vira prefeita da cidade onde se passava a trama. A novela tinha muitas externas gravadas no interior da Bahia. O elenco era bem tratado, mas as condições técnicas eram razoáveis e o resultado do trabalho apenas satisfatório, com bons índices de audiência".


Fontes:
Site Teledramaturgia 
Livro 'Tania Maria Bonita Alves' - Por Fernando Cardoso. Coleção Aplauso - Imprensa Oficial do Estado de SP - 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário