quarta-feira, 8 de julho de 2009

Trabalhos de Tania Alves na TV (Minisséries): "Bandidos da Falange" (1983)


Em 10 de janeiro de 1983 estreava na TV Globo a minissérie "Bandidos da Falange", escrita por Aguinaldo Silva, com colaboração de Doc Comparato, e dirigida por Luís Antônio Piá e Jardel Mello. A obra teve problemas com a censura, sendo adiada por cinco meses e só liberada com cortes.
 
Tania Alves na abertura de "Bandidos da Falange"

Na produção, Tania Alves vivia Glória, casada com o manobrista Valdir (José Dumont), e que acaba se envolvendo com Bira (Roberto Bonfim). No elenco também estavam José Wilker, Betty Faria, Stênio Garcia, Nuno Leal Maia, Marieta Severo, Jonas Bloch, Gracindo Júnior, Arnaud Rodrigues, Yolanda Cardoso, Francisco Milani, Maria Padilha, entre outros. O grande destaque foi José Mayer, que por seu trabalho foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como revelação de 1983 na televisão.


Ficha Técnica
Autoria: Aguinaldo Silva
Colaboração: Doc Comparato
Direção: Luiz Antônio Piá e Jardel Mello
Produção do núcleo: Paulo Afonso Grisolli
Período de exibição: 10/01/1983 – 04/02/1983
Horário: 22h
Nº de capítulos: 20

Trama
Aguinaldo Silva utilizou sua experiência de 10 anos como repórter policial para escrever a trama de Bandidos da Falange. Ambientada na Baixada Fluminense e na Zona Sul do Rio de Janeiro, a história conta o surgimento de uma organização criminosa, a Falange Vermelha, com códigos de honra baseados na força e na fidelidade ao grupo. Junto a isso, forma-se uma promíscua rede de relações com diversos segmentos da sociedade, até que a organização é desmantelada pela polícia. A história é dividida em quatro blocos, baseados na trajetória da Falange Vermelha: “As origens”, que se desenrola em 1975; “A organização”, em 1977; “Lutas internas”, em 1979; e “A queda”, em 1981.

Produção
Bandidos da Falange foi um projeto grandioso e envolveu mais de 200 locações. A minissérie teve cenas gravadas em Itacuruçá, Jacarepaguá e Santa Teresa, no Rio de Janeiro. As cenas externas foram filmadas no Presídio Vicente Piragibe, em Bangu. Mas alguns espaços do presídio foram cenograficamente reproduzidos nos estúdios da TV Globo.


Veja o vídeo de abertura de "Bandidos da Falange":


Fontes: 
Site Memória Globo
Site Teledramaturgia
Canal minisserietv (YouTube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário