terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalhos de Tania Alves na TV (Especiais): 'Órfãos da Terra' (1984)


Em 16 de março de 1984 foi ao ar, na TV Globo, dentro do 'Sexta Super', o especial 'Órfãos da Terra', escrito por Aguinaldo Silva e dirigido por Paulo Afonso Grisolli. O programa conta a história de Do Carmo, uma sertaneja maltratada pela vida e que sofre para sobreviver à seca do Nordeste junto aos filhos. 

Estrelado por Tania Alves, o especial foi premiado com o 'Olho do Leopardo' de Bronze, no Festival Internacional de Televisão de Locarno, na Suíça, como Melhor Especial do Ano.

No elenco, além de Tania, estavam Stênio Garcia, Cacilda Lanuza, Arnaud Rodrigues e Gabriela Alves, filha da atriz, e que também vivia sua filha na trama. O programa foi gravado no município de Olho d´Água do Casado, em Alagoas.  

"É minha atuação em televisão de que mais gosto. Revejo esse trabalho de 1984 com muito orgulho. Do Carmo era bruta, analfabeta e acho que consegui colocar no meu olhar o vazio, a fome e a ignorância dessa criatura quase selvagem", disse Tania em depoimento ao livro 'Tania Maria Bonita Alves', da Coleção Aplauso.

Em crítica no Jornal O Globo, o jornalista Artur da Távola destacou: "(...) Tania Alves em desempenho pujante, madura como atriz e comovente sobretudo na cena do desespero árido e inútil quando lhe morre o filho".


Já a crítica do Jornal do Brasil Miriam Lage ressaltou: "Órfãos da Terra mostra Tânia Alves numa de suas melhores interpretações. Alçada ao status de símbolo sexual por seu papel em Parahyba, Mulher Macho, ela não teve medo de se desarrumar, acentuar seus traços mais grosseiros e encarnar uma Do Carmo desajeitada, batida pela vida. Tânia Alves amadureceu, está perfeita". Miriam também teceu elogios à trilha sonora assinada por Aluísio Didier, com letra de Ferreira Gullar, cantada pela própria Tânia.

Infelizmente 'Órfãos da Terra' não foi reprisado ou lançado em DVD. Uma pena!


Fontes:
O Globo - 11 de Março de 1984
O Globo - 17 de Março de 1984
Jornal do Brasil - 16 de Março de 1984


Nenhum comentário:

Postar um comentário